- Área: 4800 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Felipe Díaz Contardo
-
Fabricantes: ACZA , AIMTEC, Atika, Carlos Herrera , GLASSTECH, POLPAICO , Parklex Prodema, Polpaico, ZELCON
O Projeto
Moradia unifamiliar para um casal, dois filhos e funcionários. Os recintos públicos do primeiro pavimento foram separados dos espaços privados, alojados no segundo pavimento que, por sua vez, foi subdivido em duas partes: dormitórios do casal no leste e dos filhos no oeste, sendo que os cômodos mais privativos encontram-se nas extremidades do volume enquanto no centro estão os espaços comuns (escritório do pai e sala de TV/multimídia para os filhos). Cria-se assim, um volume central de pé-direito duplo, que conjugaria as dualidades público/privado e pais/filhos.
Os Materiais
Concreto aparente e madeiras nativas.
Priorizou-se o diálogo entre o peso e a massividade do concreto armado com a leveza e calidez da madeira. A estrutura base no primeiro pavimento e parede do segundo será feita em concreto aparente, criando uma 'mesa resistente' que reveste-se exteriormente com uma estrutura de aço e madeira. Tanto no segundo pavimento como no volume duplo central, foi utilizada madeira natural como a canela (em paredes e forro), tineo e Coihue (pisos).
Tijolos de Vidro
Este elemento foi utilizado para criar a parede leste da cozinha, filtrando como um caleidoscópio a luz da manhã no ambiente; iluminando os banheiros e sendo utilizado como biombo entre acesso e sala de jantar. É um elemento único que confere movimento e iluminação.
Eixos funcionais e espacialidade
O corredor. Habitar o comprimento máximo
O corredor do segundo pavimento se transforma em um grande espaço que termina em dois terraços; o pequeno terraço oeste que voa sobre o acesso principal e o grande terraço leste que finaliza tanto o corredor quanto o dormitório principal. Este corredor, que percorre o comprimento total interior da casa (24 metros + terraços) além dos terraços semi-interiores, está acompanhado de uma grande janela horizontal ao sul, comunicando os terrenos vizinhos ao interior da casa.
Escada e volume central.
A escada principal, localizada como finalização do volume central de pé-direito duplo que se projeta no pátio norte, se apoia em um grande muro vertical que se descola da casa e permite a entrada de iluminação solar durante todo o dia, convertendo-se em um verdadeiro relógio solar que indicia tanto o avanço do dia, quanto a mudança das estações do ano.